Conscientes da importância do trabalho em rede e em parceria, participamos em vários grupos de trabalho e redes de empregabilidade e do setor social:
Plataforma de partilha e construção de uma estratégia de desenvolvimento local que corresponda às vulnerabilidades e aos desafios da cidade e que convoca organizações públicas, privadas e a comunidade.
Somos signatários da Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta tem como princípio a Diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas, incluindo particularmente as diferenças relativas ao sexo, identidade de género, orientação sexual, etnia, religião, credo, território de origem, cultura, língua, nacionalidade, naturalidade, ascendência, idade, orientação política, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.
O CEPAC é instituição associada da CNIS – organização confederada das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
Plataforma de planeamento e coordenação da intervenção social, para implementação da Rede Social de Lisboa, coordenada pela Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (atualmente ISS, I.P. - Centro Distrital de Lisboa).
Grupo de organizações católicas, coordenado pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações (OCPM), para reflexão, ação e intervenção sociopolítica sobre temas relevantes para as pessoas migrantes.
O CEPAC assume o papel de dinamizador desta Rede, no âmbito da implementação do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) @ ativar 4G.
O CEPAC faz parte da Rede CLAIM: parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações - ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado. Enquanto CLAIM, prestamos apoio e informação geral em diversas áreas que contribuem para o acolhimento e integração de pessoas migrantes.
Os GIP (Gabinetes de Inserção Profissional) são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os Centros de Emprego, ajudam jovens e adultos desempregados na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou a Rede GIP Imigrante, da qual o CEPAC passou a fazer parte, com início de atividade em Agosto de 2021.
Parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a APEA – Associação Portuguesa de Emprego Apoioado e a Fundação Aga Khan Portugal para reforçar a resposta de empregabilidade em rede na cidade de Lisboa. Pretende promover uma maior aproximação das pessoas em situação de exclusão social e o mundo laboral.
O CEPAC é membro da Rede Europeia Anti Pobreza, enquanto organização ativa na luta contra a pobreza, colaborando estreitamente com a EAPN Portugal.
Somos membros do Programa Incorpora, rede impulsionada pela Fundação “la Caixa” para dar resposta ao desemprego de pessoas vulneráveis em todo o território nacional.
O Talho das Manas constitui-se como um parceiro fundamental para o reforço da oferta de proteína animal disponível na Mercearia Sabura.
A Re.store centra a sua atividade nos pressupostos da Economia Circular – RE.ciclar, RE.utilizar, RE.duzir – e na responsabilidade social. É parceira do CEPAC na dinamização do Ateliê Baobá, criado com o objetivo de reutilizar desperdícios/recursos da indústria têxtil, criando novos produtos, numa solução eco-responsável, para venda a outras entidades ou a particulares.
Os Jovens Sem Fronteiras colaboram na mobilização de voluntários e promoção de campanhas de recolha de bens destinados à Mercearia Sabura e à Boutique Bu Gosta, entre outras atividades de apoio ao CEPAC.
A Liga Intensificadora de Ação Missionária (LIAM) é um movimento de leigos, organizados em grupos missionários por todo o país, que colaboram na mobilização de voluntários e promoção de campanhas diversas de apoio ao CEPAC.