POLÍTICA DE PRIVACIDADE
O CEPAC está fortemente empenhado em respeitar e assegurar a privacidade das pessoas utilizadoras do seu website e a respetiva segurança dos seus dados pessoais. No âmbito da sua atuação e, em particular, nos instrumentos de comunicação digitais a que recorre, o CEPAC assume e reconhece como fundamental o compromisso de:
Por forma a garantir uma visão holística, sistematizada e clara das políticas adotadas pelo CEPAC em matéria de privacidade e proteção de dados pessoais, considera-se conexa à presente Política de Privacidade a:
Termos de utilização do site
O acesso aos conteúdos disponibilizados no site do CEPAC está subordinado à aceitação expressa das presentes regras de utilização:
RESPONSABILIDADE DOS(AS) UTILIZADORES(AS)
Os(As) utilizadores(as) são responsáveis por prestar informações fidedignas ao CEPAC e por utilizar os serviços do CEPAC com respeito pelas regras de utilização e pelos direitos de terceiros.
Os(As) utilizadores(as) são, ainda, responsáveis pela utilização de nomes de usuário, passwords, códigos de acesso e quaisquer outros elementos utilizados para aceder aos serviços prestados pelo CEPAC, os quais são pessoais e intransmissíveis, cabendo-lhes assegurar a sua confidencialidade e impedir a sua utilização por terceiros.
Os(As) utilizadores(as) devem adotar medidas adicionais de segurança, designadamente, assegurar que utilizam um PC e um browser atualizados em termos de “patches” de segurança adequadamente configurados, com firewall ativa, antivírus e anti-spyware.
TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS
Alguns serviços disponibilizados no site do CEPAC requerem que as pessoas utilizadoras consintam no tratamento dos seus dados pessoais, nomeadamente, aquando da submissão de candidaturas e de sugestões, pelo que, nestes casos, apenas serão tratados os dados pessoais estritamente necessários ao cumprimento da finalidade para a qual foram recolhidos.
Os dados pessoais dos(as) utilizadores(as) poderão, ainda, ser tratados quando tal for necessário para efeitos de cumprimento de obrigações legais que sejam aplicáveis ao CEPAC, onde se inclui, nomeadamente, a necessidade de desenvolver e manter o site https://www.cepac.pt/inicio.php com a qualidade e segurança pretendida, contribuir para a prevenção e deteção de fraude, permitir a notificação de situações ou eventos associados à segurança do CEPAC, das redes ou da informação.
Adicionalmente, serão tratados os dados pessoais associados à navegação no site https://www.cepac.pt/inicio.php, de acordo com a Política de Cookies.
Os dados pessoais serão recolhidos [por escrito, por telefone, através de formulários disponibilizados no site], junto dos(as) seus(suas) titulares.
No âmbito da sua atividade, o CEPAC recolhe e trata dados pessoais relativos às seguintes categorias: dados de identificação, dados de contacto, dados de habilitações, dados profissionais, dados bancários e dados de imagem.
Não serão recolhidos dados pessoais de menores sem que seja obtido o respetivo consentimento prévio de uma pessoa com responsabilidade parental (por ex. um pai ou tutor), através de contacto offline direto.
DIREITOS DOS TITULARES DOS DADOS
Enquanto titular de dados pessoais, poderá exercer, dentro dos limites da lei, os seguintes direitos:
TRANSFERÊNCIA DE DADOS
Os seus dados pessoais poderão ser comunicados ou transferidos às autoridades judiciais e às entidades a quem a lei atribua competências ao nível da investigação criminal, ou que tenham por missão a fiscalização ou prevenção do cumprimento da legislação no âmbito, designadamente da proteção dos direitos dos consumidores, propriedade intelectual, comunicações, segurança, saúde pública e práticas comerciais em geral. Apenas serão comunicados e transferidos os dados pessoais estritamente necessários.
As entidades subcontratantes que procedam ao tratamento de dados pessoais por conta do CEPAC, estão obrigadas a apresentar, por escrito, garantias suficientes da execução das medidas técnicas e organizativas adequadas ao cumprimento da legislação em vigor em matéria de privacidade e proteção de dados pessoais e que assegurem a defesa dos direitos do(a) titular dos dados.
Para a prestação de determinados serviços pelo CEPAC, poderá ser necessária a transferência de dados pessoais para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia e/ou para organizações internacionais.
Nessas circunstâncias, o CEPAC compromete-se ao cumprimento rigoroso das disposições legais aplicáveis quanto à adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita à proteção de dados pessoais e aos requisitos impostos a tais transferências, incluindo, sempre que exigível, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.
PRAZOS DE CONSERVAÇÃO
Os dados pessoais são conservados de uma forma que permita a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados, sem prejuízo, entre outros, do cumprimento de obrigações legais que imponham um determinado prazo de conservação ou do exercício de direitos e interesses legítimos do responsável pelo tratamento.
O CEPAC conservará os dados pessoais dos titulares pelo período necessário para as finalidades que motivaram a recolha, acrescido dos prazos legais de preservação da informação decorrentes da legislação nacional e dos prazos de prescrição e caducidade para o exercício de direitos que, ao caso, possam ser aplicáveis.
MEDIDAS ADOTADAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS
Para garantir a proteção dos dados pessoais, o CEPAC implementa regras rigorosas, e internacionalmente reconhecidas, que se aplicam a todos os que legalmente manuseiam dados pessoais.
São implementadas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, por forma a proteger os dados pessoais que são disponibilizados ao CEPAC, designadamente através do recurso a redes de dados protegidas, de acordo com a proteção com firewall padrão para o setor e proteção da palavra-chave.
O CEPAC revê continuamente as práticas de qualidade e segurança da informação que adota por forma a garantir, por um lado, a sua melhoria contínua, e por outro lado que acompanha as novas ciberameaças e implementa as contramedidas necessárias.
NOTIFICAÇÃO E RECLAMAÇÃO
Sem prejuízo de envio de notificação direta ao CEPAC, através dos contactos abaixo indicados, pode reclamar diretamente junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt), utilizando os contactos disponibilizados por esta entidade para o efeito.
Contactos
Caso tenha alguma questão ou reclamação a apresentar relativamente a esta Política de Privacidade, ou caso tenha alguma recomendação ou comentário no sentido de melhorar a qualidade da nossa Política de Privacidade, envie-nos um e-mail para geral@cepac.pt.