Ao usar o nosso website, concorda com o uso de cookies. Saiba mais.

ACEITAR COOKIES
20240221220818_255421.png
20240221220842_583824.png
20240221221007_918955.png
20240221221111_743085.png

Projetos em curso

PASSO A PASSO

O projeto «Passo a Passo» é um projeto-piloto de proximidade, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML). Foi desenhado conjuntamente com o Agrupamento de Escolas Passos Manuel (AEPM), para fazer face às dificuldades concretas sentidas por aquele Agrupamento de Escolas, no processo de inclusão e apoio às crianças imigrantes e na aproximação às respetivas famílias.  

Assim, o projeto visa acompanhar 40 crianças imigrantes matriculadas no AEPM que se encontrem em situação de risco ou situação de pobreza e exclusão social, bem como as suas famílias, integrando-as em respostas sociais adequadas às suas necessidades e em atividades de reforço de aprendizagem da língua portuguesa e apoiando-as no processo de integração social e na construção dos seus projetos de vida.  

Também abrange, indiretamente, os alunos e alunas do AEPM, as suas famílias e os restantes elementos da comunidade educativa. 

BAOBÁ

O projeto “Baobá” é financiado pelo Banco BPI e pela Fundação “la Caixa”, enquanto projeto vencedor da edição de 2023 da iniciativa Prémios Solidários BPI “la Caixa”, no seu âmbito de apoio a pessoas em situação de risco de pobreza e exclusão e apoio aos seus processos de inserção sócio laboral.

O projeto “Baobá” é fruto da experiência adquirida ao longo de cinco anos de implementação do Programa Incorpora pelo CEPAC. Dirige-se a pessoas que, para além da situação de extrema vulnerabilidade económica em que se encontram, não têm rede de apoio que lhes permita integrar o mercado de trabalho ou respostas formativas, ficando excluídas das oportunidades disponíveis. Pretende alcançar, maioritariamente, famílias monoparentais, com crianças a cargo em idade pré-escolar e/ou que não dominam a língua portuguesa ou os recursos digitais, num total de 40 participantes.  

O projeto foca-se no desenvolvimento de competências transversais, como resiliência, gestão do stress e resolução de problemas, assim como no ensino do português e competências digitais, com a oferta de uma formação à medida de cada participante. inspira-se na árvore milenar com o mesmo nome, conhecida pela sua robustez, durabilidade, resistência e beleza singular.