O trabalho em parceria tem permitido ao CEPAC reforçar as suas diversas áreas de atuação e contribuir para objetivos partilhados em torno da efetiva integração, inclusão e melhoria das condições de vida em geral das pessoas migrantes.
O CEPAC mantém uma relação de parceria e colaboração com o Agrupamento de Escolas Passos Manuel que tem uma comunidade expressiva de famílias migrantes de diversas origens.
Doação de medicamentos para fazer face às necessidades da população que apoiamos, através do nossos Serviços Clínicos e Banco de Medicamentos.
Participação no Programa Abem, através do qual os utentes que não conseguem comprar os medicamentos de que precisam podem ter acesso a medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país.
O Banco Alimentar Contra a Fome de Alcântara abastece, durante todo o ano, o CEPAC de alimentos destinados às pessoas e famílias que acompanhamos a quem é atribuída a resposta de apoio alimentar.
O CEPAC é membro do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania (CMIC), estrutura consultiva do Município que integra diversas associações e promove a sua participação ativa na vida cívica da cidade. A CML tem vindo a colaborar e a cofinanciar diversos projetos do CEPAC ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa (RAAML).
O CEPAC conta com o apoio da agência de Comunicação Creative Minds no âmbito da sua Responsabilidade Social.
Projeto de investigação e ação, promovido pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, com o objetivo de incentivar a participação cívica de pessoas imigrantes de zonas de intervenção prioritária de Lisboa e que inclui a dinamização de sessões informativas sobre diversas áreas relevantes para o processo de integração.
A Entrajuda é parceira do CEPAC na concretização da sua política de afetação dos produtos e serviços disponíveis às necessidades da pessoa em situação de vulnerabilidade.
Mantemos uma relação de parceria e colaboração na implementação de projetos de base comunitária.
Atendimento de utentes do CEPAC em consultas médicas e de enfermagem, em conformidade com as normas das autoridades de saúde.
Está em vigor um protocolo de colaboração para a implementação do projeto “GAT TB Lisboa”, que tem por objetivo a promoção do rastreio da tuberculose em populações vulneráveis, o cumprimento do tratamento da tuberculose aos doentes sob Toma de Observação Direta ou sob tratamento preventivo e a promoção da literacia em tuberculose, no concelho de Lisboa.
Mantemos uma relação de parceria com o Grupo Portugália Restauração, no âmbito da sua Responsabilidade Social, no desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuem para a valorização da diversidade e o combate à exclusão social.
O CEPAC é parceiro da H Sarah Trading na diminuição da quantidade de resíduos destinados ao aterro e prolongamento do ciclo de vida destes bens.
O CEPAC é parceiro da Loja My Auchan – Duque d’Ávila na concretização de medidas de combate ao desperdício alimentar e distribuição justa de recursos.
Implementação do projeto C.A.S.O para potenciar a promoção da saúde oral e hábitos de vida saudável de pessoas em situações de vulnerabilidade socioeconómica.
O CEPAC participa no focus group e na qualidade de parceiros deste projeto, que tem como fim contribuir para a melhoria das políticas de acolhimento de migrantes, requerentes de asilo e refugiados em Portugal.
A Refood tem como missão resgatar alimentos, alimentar as pessoas e incluir toda a comunidade local, cocriando uma sociedade mais sustentável, justa e solidário. É com base nesta missão e de valores comuns, que o CEPAC conta com a Refood Estrela enquanto parceiro na sua resposta alimentar.
Implementação da campanha “Toneladas de Ajuda” que transforma os materiais recicláveis entregues no Centro de Triagem da Valor Sul no Lumiar em ajuda financeira para o CEPAC.
Mantemos uma relação de parceria com a Zurich, no desenvolvimento de projetos no domínio da sua Responsabilidade Social.
Os Jovens Sem Fronteiras colaboram na mobilização de voluntários e promoção de campanhas de recolha de bens destinados à Mercearia Sabura e à Boutique Bu Gosta, entre outras atividades de apoio ao CEPAC.
A Liga Intensificadora de Ação Missionária (LIAM) é um movimento de leigos, organizados em grupos missionários por todo o país, que colaboram na mobilização de voluntários e promoção de campanhas diversas de apoio ao CEPAC.