Ao usar o nosso website, concorda com o uso de cookies. Saiba mais.

Evento final do projeto

2024-11-23

No dia 23 de novembro, o Centro Padre Alves Correia juntou a equipa, parceiros, voluntários/as e participantes do projeto “BAOBÁ” para apresentar e comemorar os resultados deste projeto.

Vídeo final do projeto

O Projeto "BAOBÁ" – Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2023 - assumiu-se como um projeto transformador de formação à medida para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas imigrantes em situação de desemprego e vulnerabilidade, em particular mulheres.

O projeto teve a duração de 12 meses, com um total de 36 pessoas beneficiárias, cada uma das quais realizou um percurso individual de formação.

No total, foram realizadas 22 sessões de formação sobre competências pessoais e sociais (softskills), 60 sessões de formação de Português, 21 sessões de formação de Literacia Digital, 2 sessões sobre Contratos de Trabalho, 3 sessões de Literacia Financeira e 4 sessões de teatro playback. Estas sessões foram dinamizadas pela equipa do CEPAC e por parceiros, como o Banco de Portugal.

13 pessoas realizaram Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e 5 foram integradas na resposta de Coaching para a Empregabilidade, com o apoio do ISPA.

O projeto envolveu, ainda, 14 voluntários e voluntárias, no apoio à Formação e serviço de babysitting.

Deste projeto, resulta o Manual de Boas Práticas sobre Formação em Contexto de Trabalho com Pessoas Imigrantes e a criação do Atelier "BAOBÁ", enquanto espaço de formação em Costura, que se pretende constituir como futuro negócio social.

Com o apoio da Zurich Portugal e do seu grupo de voluntariado Missão Azul, foi criado um espaço para o Atelier “BAOBÁ” e uma esplanada, inaugurado também no dia 23 de novembro, onde decorreu parte da celebração do final do projeto.