Visita da Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais da CML ao CEPAC
Foi um honra e prazer receber, dia 6 de setembro, a Senhora Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Direitos Humanos e Sociais, Educação, Juventude, Saúde e Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Sofia Athayde, acompanhada pelo Diretor do Departamento para os Direitos Sociais, Dr. Miguel Soares, o vogal do Executivo da Junta de Freguesia da Estrela, Dr. Luís Almeida Mendes, e outras ilustres representantes de ambas as instituições.
O Presidente da Direção do CEPAC, P. Hugo Ventura, e a Diretora, Ana Mansoa, deram as boas-vindas ao Centro Padre Alves Correia (CEPAC) e apresentaram a missão e os diversos serviços prestados, que contribuem para a integração multidimensional das pessoas migrantes na cidade de Lisboa, mas também em mais quatro municípios - Almada, Barreiro, Loures e Sintra – através da descentralização do CLAIM Lisboa-Estrela.
A visita ao CEPAC incluiu uma passagem pela Mercearia Sabura e pela Boutique Bu Gosta, dois dos espaços requalificados, em 2022 e 2023 respetivamente, com vista a uma maior dignidade e inclusão. Foi ainda possível conhecer o grupo de mulheres em formação de costura e o trabalho mais amplo de desenvolvimento pessoal e profissional que têm desenvolvido no projeto “Baobá” (Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2023).
Desde 2016 que o CEPAC tem colaborado e contado com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML) na implementação de projetos e programas nas mais diversas áreas da integração e, em particular, na área da empregabilidade. Temos contado, também, com a colaboração frequente de voluntários e voluntárias da CML na área da formação.
Aproveitámos esta visita para entregar o livro “O Mundo à minha Volta: mitos e verdades sobre culturas” que resultou do Projeto “Passo a Passo”, reforçando a importância deste projeto-piloto de apoio e acompanhamento social, reforço da aprendizagem da Língua (para crianças e familiares) Portuguesa e sensibilização sobre os direitos da criança e a interculturalidade, dirigido à comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Passos Manuel. Este projeto, que teve a duração de 12 meses, foi financiado ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML).
O CEPAC participou ativamente na construção do atual Plano Municipal para a Integração de Migrantes em Lisboa (PMIML) e realçou o papel que as várias entidades que participaram nesse processo, assim como outras que intervêm no terreno nas mais diversas áreas, podem desempenhar na sua implementação efetiva.
Agradecemos a visita de representantes quer da Câmara Municipal de Lisboa, quer da Junta de Freguesia da Estrela, ambos parceiros estratégicos com quem temos uma excelente relação de articulação e colaboração. Foi uma oportunidade para partilharmos de forma próxima o trabalho que desenvolvemos, assim como para discutirmos formas de unirmos esforços em áreas fundamentais como o acolhimento e integração, a habitação, o ensino da Língua Portuguesa e a formação e inserção profissional.