Estudo “Perceções e Expectativas dos Nacionais de Países Terceiros na Diocese de Lisboa”
O Estudo “Perceções e Expectativas dos Nacionais de Países Terceiros (NPT) na Diocese de Lisboa”, da autoria dos investigadores Rita Nascimento e Ricardo Zozimo, da Nova SBE, foi apresentado no dia 28 de fevereiro, em Mafra.
Este estudo, realizado no âmbito do Programa LIGAR, promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa, com o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), contou com entrevistas a diversas associações e entidades na área das migrações. O principal objetivo deste relatório foi apurar as principais preocupações sentidas pela população migrante no acolhimento e integração na Diocese de Lisboa.
A apresentação contou com a participação da gestora do projeto “LIGAR”, Joana Henriques e da Diretora da Obra Católica Portuguesa para as Migrações, Eugénia Costa Quaresma.
As recentes mudanças institucionais, com a transição do SEF e ACM para a nova agência AIMA e os atrasos nos processos de regularização, com o impacto que significa na vida das pessoas, foram os principais pontos destacados.