Direitos humanos e violência de género
A violência de género pode assumir muitas formas, que devem ser combatidas, individualmente e enquanto sociedade. Em parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, já foram dinamizadas quatro das seis sessões previstas de sensibilização sobre Direitos Humanos e Violência de Género, para utentes do CEPAC, e uma de duas sessões dirigidas à equipa técnica.
A sessão realizada no dia 22 de janeiro contou com a participação especial do grupo cultural Netos de Bandim, no âmbito do projeto – Jovens Activistas pelo Fim da MGF (Mutilação Genital Feminina), financiado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Poderá ver a atuação deste dia, disponível em vídeo (clicar aqui).
A MGF é uma prática que continua a afetar raparigas e mulheres em todo o mundo, com consequências ao nível da saúde física e mental, no planeamento familiar e na vida social e cultural, que merecem a atenção, reflexão e ação. Com o apoio, e em parceria com a UMAR, queremos contribuir para que a Mutilação Genital Feminina, entre outras questões de direitos humanos relacionadas com a violência contra as mulheres, ou que tenham por base o género, sejam abordados num espaço de partilha e de confiança.
Para mais informações sobre as próximas ações de sensibilização e formação, contacte-nos: geral@cepac.pt