CLAIM Lisboa-Estrela: uma resposta descentralizada

2025-02-11
O CLAIM Lisboa-Estrela, dinamizado pelo Centro Padre Alves Correia, é uma resposta de proximidade, descentralizada em Lisboa, Amadora, Barreiro, Loures e Sintra, junto de comunidades migrantes residentes nesses Municípios.
Visa responder ao Objetivo Específico 2 do FAMI 2030 - Migração legal e integração: Reforçar e favorecer a migração legal para os Estados-Membros, de acordo com as suas necessidades económicas e sociais, e promover e contribuir para a integração e inclusão social efetivas dos Nacionais de Países Terceiros.
O Relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) de 2023, revela que nove dos doze concelhos com maior número de cidadãos estrangeiros pertencem à área metropolitana de Lisboa, perfazendo com um total de 436 277 (41,8%).
De acordo com o Diagnóstico Social de Loures, últimos dados disponíveis, em 2011 a população estrangeira representava 8,1% da população residente no Concelho, concentrando-se, na sua maioria, na União de freguesias de Camarate, Unhos e Apelação (13,4%), onde o CLAIM Lisboa-Estrela está presente.
Os dados do Diagnóstico Social do Concelho do Barreiro, à data da realização dos Censos 2021, apontam 6.221 pessoas residentes (H – 2.878; M – 3.343) de nacionalidade estrangeira, o que representava 7,94% do total da população.
Em relação ao Concelho de Sintra, o Diagnóstico Social Concelhio revela uma percentagem de 8,65% de cidadãos estrangeiros (32709), mais do dobro da percentagem registada para Portugal Continental e quase 2% a mais do valor verificado na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Segundo o Diagnóstico Social Concelhio de 2017, residiam na Amadora 16.078 pessoas de nacionalidade estrangeira, tendo maior expressão pessoas NPT provenientes de países africanos, 55,6%.
O CLAIM Lisboa-Estrela, em regime de itinerância, assegura as seguintes respostas: atendimento e acompanhamento social - informação, aconselhamento e encaminhamento para respostas, serviços ou prestações sociais, apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, apoio no acesso à habitação, resposta alimentar, acesso a roupa e outros bens essenciais, apoio documental; acompanhamento psicossocial - sessões de psicologia e grupos de apoio e ajuda; intervenção na área da empregabilidade e formação - orientação, capacitação e integração no mercado de trabalho; serviços de saúde - consultas de medicina geral, psiquiatria, enfermagem, rastreios de saúde, apoio medicamentoso, saúde oral, financiamento de exames de diagnóstico complementar; mediação cultural e tradução.
O projeto ComUnidade 2.0 - CLAIM Lisboa-Estrela, Operação FAMI2030-FAMI-00331500, é cofinanciado pelo Programa FAMI2030 e pela União Europeia.
Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.