Ao usar o nosso website, concorda com o uso de cookies. Saiba mais.

Adesão ao Centro Local de Ação Social (CLAS) da Amadora

2025-01-30

Na Sessão Plenária do Centro Local de Ação Social (CLAS) da Amadora, realizada no dia 13 de dezembro, foi aprovada a adesão do Centro Padre Alves Correia a este órgão: um passo importante para o trabalho em rede e de proximidade com as pessoas imigrantes que residem nesse Município.

 

Na fotografia (da direita para a esquerda), o nosso Técnico de Apoio e Acompanhamento Social, Cláudio Cid, a Dra. Ana Moreno, Chefe de Divisão de Intervenção Social da Câmara Municipal da Amadora e Coordenadora do Núcleo Executivo do CLAS da Amadora, a Dra. Susana Santos Nogueira, Vereadora da Câmara Municipal da Amadora com os pelouros do Desenvovimento e Intervenção Social, Gestão de Recursos Humanos, Habitação, Saúde e CPCJ, bem como Presidente do CLAS da Amadora, e a nossa Diretora Executiva, Ana Mansoa, em representação também do CLAIM Lisboa-Estrela.

O CLAS tem como objetivos:

  • Realizar e atualizar o diagnóstico social do concelho e o planeamento integrado e participado;
  • Promover a convergência das intervenções e dos projetos ao nível do concelho e das freguesias;
  • Identificar soluções para os problemas ligados à pobreza e exclusão social no concelho;
  • Formar e qualificar os agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local no âmbito do CLAS e das Comissões Sociais da Freguesia (CSF);
  • Identificar as necessidades existentes no concelho ao nível de serviços e equipamentos sociais e envidar todos os esforços para, junto das instâncias competentes, promover uma cobertura adequada do concelho;
  • Dinamizar espaços de análise e discussão dos problemas e potencialidades, dando-lhes visibilidade, potenciando uma consciência coletiva e responsável sobre os diferentes problemas sociais;
  • Analisar e avaliar a adequabilidade das políticas sociais ao desenvolvimento social local.

 

O CLAIM Lisboa-Estrela, dinamizado pelo Centro Padre Alves Correia, garante um atendimento e acompanhamento de proximidade, alargando a sua metodologia de intervenção integrada aos territórios de Amadora, Barreiro, Lisboa, Loures e Sintra, onde existem necessidades prementes de apoio à integração de pessoas Nacionais de Países Terceiros (NPT), e reforçando a cooperação com os parceiros locais. 

Segundo o Diagnóstico Social Concelhio de 2017, residiam na Amadora 16.078 pessoas de nacionalidade estrangeira, tendo maior expressão pessoas NPT provenientes de países africanos, 55,6%.

 

O projeto ComUnidade 2.0 - CLAIM Lisboa-Estrela, Operação FAMI2030-FAMI-00331500, é cofinanciado pelo Programa FAMI2030 e pela União Europeia.

Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.