O Serviço de Inserção Profissional e Formação é responsável pela gestão das respostas de inserção profissional e de formação do CEPAC dirigidas à pessoa imigrante em situação de vulnerabilidade.
REALIZAMOS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E DE FORMAÇÃO DESTINADAS A IMIGRANTES EM SITUAÇÃO DE DESEMPREGO, ABRANGENDO COMPETÊNCIAS SOCIAIS E TÉCNICAS;
ASSEGURAMOS UM ATENDIMENTO INDIVIDUAL E PERSONALIZADO, DEFININDO COM A PESSOA O SEU PROJETO DE EMPREGABILIDADE;
APOIAMOS NA PROCURA ATIVA DE EMPREGO E DE FORMAÇÃO;
DESENVOLVEMOS PARCERIAS COM ENTIDADES EMPREGADORAS, VISANDO A REALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO E O ENCAMINHAMENTO PARA OPORTUNIDADES DE EMPREGO;
DESENVOLVEMOS AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO DE EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES, PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS IMIGRANTES.
Os GIP (Gabinetes de Inserção Profissional) são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os Centros de Emprego, ajudam jovens e adultos desempregados na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou a Rede GIP Imigrante, da qual o CEPAC passou a fazer parte, com início de atividade em Agosto de 2021.
O INCORPORA facilita oportunidades de trabalho a pessoas que têm mais dificuldades em encontrar um emprego. Da mesma maneira, o programa ajuda as empresas a encontrar pessoas qualificadas, a gerir os seus processos de seleção e a reforçar a sua responsabilidade social corporativa.
Alfabetização inicial e avançada
Português Como Língua não Materna
Inglês
Literacia Digital
Formação em Competências Pessoais e Sociais (Motivação, Gestão de Conflitos, Legislação...)
Ações de sensibilização (Saúde, Nutrição, Direitos e Deveres, Cidadania e Participação…)